Rabanadas, filhós, sonhos, azevias e bolo-rei — nos últimos dias comeu de tudo sem quaisquer preocupações. Agora, acordou com peso a mais na consciência e, muito provavelmente, na balança. Não vale a pena martirizar-se, nem seguir dietas malucas. Há uma solução bem mais simples.
Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, há chás que podem mesmo ser bons aliados para perder peso e combater a gordura abdominal. Além disso, ajudam a desintoxicar o organismo do excesso de açúcar.
Muitas das sugestões da especialista têm um truque: são combinações. Por exemplo, o hibisco facilita a digestão e o gengibre acelera o metabolismo, ajudando a queimar gordura mais depressa. Por isso, juntá-los numa só bebida é uma ótima ideia.
“Ainda assim, isto não significa que beber chá seja o método infalível para emagrecer. Por isso, nunca deve deixar a alimentação saudável e o treino de parte. Os chás sugeridos são apenas um extra para alcançar os resultados desejados”.
Veja a lista abaixo com os oito chás que ajudam a perder ou controlar o peso e a recuperar do excesso de açúcar.
Chá verde com limão
"As catequinas presentes no chá verde ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. Já o limão promove a sensação de saciedade e facilita a digestão", explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.
Chá de canela e gengibre
Tanto a canela como o gengibre são termogénicos e, por isso, aceleraram o metabolismo. Isto quer dizer que gastam mais calorias. Segundo a especialista, esta infusão também fornece energia e ainda melhora a disposição. O chá de canela com gengibre pode ser consumido quente ou frio.
Chá branco com canela
"Tal como o chá verde, o chá branco é rico em catequinas e portanto promove a perda de peso. Além disso, parece retardar ou impedir a formação de adipócitos. A canela é termogénica, ou seja, ajuda a queimar mais calorias e gordura", conta à NiT.
Chá hortelã-pimenta
Sente o estômago mais sensível? Experimente beber uma caneca de chá hortelã-pimenta, que também é conhecido como chá de menta. Normalmente, é mais consumido a seguir às refeições. Poquê? Graças à sua composição, combate o inchaço, a azia e a flatulência. O mentol presente no chá também ajuda a relaxar os músculos, ajudando a reduzir o stress e a ansiedade, o que permite acalmar o sistema digestivo.
Chá de hibisco com gengibre
O hibisco previne a retenção de líquidos e facilita a digestão. Já o gengibre tem propriedades termogénicas, acelerando o metabolismo", revela a especialista sobre o potencial desta combinação para esta altura do ano.
Chá de dente-de-leão
A infusão de dente-de-leão tem uma ação diurética e, por isso mesmo, evita a retenção de líquidos. E as boas notícias continuam: previne a prisão de ventre e alguns desconfortos associados, contribuindo para a perda de peso. Outro ponto positivo — que vai precisar quase de certeza — é que também a desintoxica o organismo.
Chá de lavanda
A lavanda contém propriedades relaxantes, ajudando na diminuição da tensão arterial e no tratamento de problemas neurológicos, como a insónia e depressão. Mas há mais: tem propriedades diuréticas, o que favorece a eliminação de substâncias nocivas para o organismo. Além disso, traz benefícios para o sistema digestivo, através do estímulo da digestão.
Chá de ananás com hortelã
"O ananás tem propriedades diuréticas e digestivas, ajudando na eliminação de líquidos. Por sua vez, a hortelã é digestiva e ajuda a reduzir a sensação de barriga inchada." É por isso que, segundo Bárbara de Almeida Araújo, deve privilegiar esta combinação.
Fonte: https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/8-chas-para-controlar-o-peso-e-recuperar-do-excesso-de-acucar
Comentários